Portador de marcapasso pode doar sangue?

Venho acompanhando várias dúvidas de portadores de marcapasso sobre doação de sangue, afinal, portador de marcapasso pode doar sangue?

doador de sangue

Para responder a essa questão nada melhor que uma especialista no assunto e autora de livros sobre hematologia e banco de sangue a Biomédica Dra. Ana Lucia Girello. Ela me explicou que a portaria 2.712/2013 não menciona portadores de marcapasso mas exclui doadores com “doenças cardiovasculares graves” além de “arritmia cardíaca grave”. Muitos portadores de marcapasso tomam remédios e segundo a portaria também é um fator de exclusão (dependendo da classe do remédio).

Vou reproduzir abaixo uma parte do ANEXO I da portaria 2.712/2013 que cita doenças cardiovasculares:

“Doença cardiovascular grave. Especial atenção para doença coronariana, angina, arritmia cardíaca grave, insuficiência cardíaca, doença valvular, aneurismas, má formações arteriovenosas, endocardite com sequela, miocardite com sequela, trombose arterial, trombose venosa recorrente e trombofilia.”

Conclusão: Portador de marcapasso pode doar sangue ? Pela experiência da Dra. Ana Lucia Girello é quase certo que será excluído por causa desses dois fatores (doença cardíaca e remédios), porem vai de cada banco de sangue uma análise e interpretação de cada doador. Temos diversos portadores de marcapasso, alguns mais graves outros não, isso é fundamental para a análise do entrevistador do banco de sangue.

Quem quiser consultar a portaria 2.712/2013 na íntegra acesse:

 Portaria 2.712/2013

Não há nada de errado em um banco de sangue ser criterioso, afinal, ele precisa preservar a saúde de quem esta recebendo aquele sangue.

Sempre recomendo a consulta de um especialista no assunto pois cada paciente é um caso diferente.

Gostaria de agradecer a Biomédica Dra. Ana Lucia Girello pela importante ajuda.

Até a próxima

Anúncios

Sobre Piero Lourenço

Biomédico em 2006, atuou em pesquisa científica no Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina USP – LIM 48. Tem experiência na área de Imunologia Cardíaca com ênfase em Imunologia Aplicada (Doença de Chagas e Tuberculose). Habilitado em Patologia Clínica e Imunologia pela Faculdade de Medicina USP (2007) e MBA em Gestão de Negócios no IBMEC RJ (Instituto Brasileiro Mercados e Capitais). Atualmente trabalha para a Boston Scientific na área de estimulação cardíaca artificial com vasto conhecimento em cirurgia eletrofisiologia/ablação, implante de marcapasso e válvula cardíaca.
Esse post foi publicado em Arritmias, Marcapasso, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Portador de marcapasso pode doar sangue?

  1. So portador de marca passo. A Sete anos tenho arritimia preciso doar sangue para minha irma mas outr vezes ja tentei e nao consigo e que faço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s