Muitas dúvidas de pacientes portadores de marcapasso são sobre a autonomia/duração da bateria, como ela funciona e qual o material de fabricação entre outras questões, para ajudar em algumas dúvidas vou falar um pouco mais sobre o assunto.
A cada nova geração os fabricantes incorporam novas tecnologias e funções ao marcapasso e por consequência diminui a autonomia do gerador, para acompanhar o avanço da tecnologia os fabricantes tiveram que aumentar a capacidade da bateria ou ate mesmo mudar o composto químico na fabricação.
Atualmente a média de autonomia de um marcapasso tipo bicameral com todas as configurações default (padrão de fábrica) fica entre 7 e 9 anos dependendo do fabricante, se mudarmos a configuração para cada necessidade esse tempo pode aumentar ou diminuir. Gosto de fazer um comparativo com o celular, se ligarmos Bluetooth, Wi-Fi, Rede 4G e ficarmos falando o tempo todo a bateria vai durar menos que se ele estivesse no bolso com essas funções desligadas. No marcapasso as funções são ligadas ou desligadas dependendo da patologia e da necessidade de cada paciente, a média que coloquei acima leva em conta as configurações que vem de fabrica de todos os fabricantes.
E se a bateria do meu marcapasso acabar?
A recomendação é visitar o médico no máximo a cada 6 meses e quando a bateria estiver próximo de acabar em no máximo a cada 3 meses para acompanhamento, claro que esse tempo pode variar e somente seu médico poderá definir o tempo ideal para cada caso. Se por um descuido do paciente a bateria do marcapasso chegar ao limite extremo ele entra em modo que chamamos de “backup”, ou seja, é um modo emergencial que automaticamente desliga todas as funções não vitais deixando somente a função principal e vital do marcapasso, esse modo NUNCA deverá entrar e por isso é fundamental a visita ao médico para acompanhar e ajustar o marcapasso. O tempo de autonomia no modo “backup” não pode ser calculado e muitas vezes ele impossibilita que o marcapasso seja interrogado, justamente para economizar bateria, nesse modo o gerador deverá ser trocado imediatamente.
Importante: Seguir sempre a orientação do seu médico especialista quanto ao tempo de revisão do marcapasso.
Curiosidades: A bateria pode ser fabricada de Iodo de lítio, óxido de prata com Vanádio ou Quasar-QMR modificada.
Esse texto tem caráter informativo e qualquer dúvida deverá ser feita à um médico especialista.