Cientistas criam membranas impressas em 3D que fazem o coração bater para sempre

Cientistas da Universidade de Illinois e da Universidade de Washington criaram uma forma revolucionária para substituir marcapassos, fazendo corações baterem em um ritmo constante por um período indefinido de tempo.

noticia_89661

De acordo com o Independent, o dispositivo utiliza uma rede similar à teia de aranha, com sensores e eletrodos, para monitorar a atividade cardíaca e, assim, dar pequenos choques elétricos para manter o coração batendo em um ritmo saudável.

Com o auxílio de uma impressora 3D para criar o protótipo semelhante a uma membrana que se encaixasse no coração de um coelho, o aparelho manteve o órgão funcionando perfeitamente, mesmo fora do corpo.

“Em caso de um evento catastrófico, como um ataque do coração, pode também aplicar uma terapia superefetiva”, disse o engenheiro Igor Efimov, da Universidade de Washington University. “Ela envia estímulos elétricos de diferentes locais no aparelho para impedir arritimias e prevenir mortes cardíacas súbitas”, disse Efimov para a rádio KWMU-1.

Vídeo:

Anúncios

Sobre Piero Lourenço

Biomédico em 2006, atuou em pesquisa científica no Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina USP – LIM 48. Tem experiência na área de Imunologia Cardíaca com ênfase em Imunologia Aplicada (Doença de Chagas e Tuberculose). Habilitado em Patologia Clínica e Imunologia pela Faculdade de Medicina USP (2007) e MBA em Gestão de Negócios no IBMEC RJ (Instituto Brasileiro Mercados e Capitais). Atualmente trabalha para a Boston Scientific na área de estimulação cardíaca artificial com vasto conhecimento em cirurgia eletrofisiologia/ablação, implante de marcapasso e válvula cardíaca.
Esse post foi publicado em Arritmias, Infarto e Outros, Marcapasso, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s