Você já começou uma atividade física e desistiu no meio do caminho? Provavelmente sim, e certamente culpou o frio, o calor, o cansaço, a falta de tempo e dinheiro para pagar uma academia ou um profissional da área. A maior dificuldade em começar a se movimentar está relacionada à preguiça e a resistência em aderir novos hábitos.
Porém, a atividade física é importante para saúde física e mental e deve ser praticadas regularmente de forma lenta e gradativa, estabelecendo metas e objetivos que proporcionem motivação.
De acordo com cardiologistas e preparadores físicos, são necessários no mínimo seis meses para que uma nova rotina se torne um hábito consolidado. Enquanto isso, para acabar com o sedentarismo é preciso muita força de vontade e motivação.
Começando a se mexer
Antes de aderir à prática de exercícios no seu dia a dia é preciso consultar um médico, para avaliar suas condições físicas e solicitar exames de acordo com o seu perfil, gênero e histórico.
Em geral, são solicitados os seguintes exames:
- Exames de sangue: hemograma completo, colesterol, glicemia, sódio, potássio, cálcio, magnésio, T4 livre e TSH
- Exames de urina: uréia e creatinina
- Teste ergométrico: esforço físico que pode ser realizado em esteira ou bicicleta onde um estresse físico programado avalia a resposta cardíaca
- Ecocardiograma: exame que revela com precisão as medidas das câmaras e válvulas cardíacas.
Texto retirado da íntegra do site sigaseuciracao