Confira dicas para deixar o sedentarismo de lado e iniciar uma vida ativa com exercícios físicos

atividade fisica

Você já começou uma atividade física e desistiu no meio do caminho? Provavelmente sim, e certamente culpou o frio, o calor, o cansaço, a falta de tempo e dinheiro para pagar uma academia ou um profissional da área. A maior dificuldade em começar a se movimentar está relacionada à preguiça e a resistência em aderir novos hábitos.

Porém, a atividade física é importante para saúde física e mental e deve ser praticadas regularmente de forma lenta e gradativa, estabelecendo metas e objetivos que proporcionem motivação.

De acordo com cardiologistas e preparadores físicos, são necessários no mínimo seis meses para que uma nova rotina se torne um hábito consolidado. Enquanto isso, para acabar com o sedentarismo é preciso muita força de vontade e motivação.

Começando a se mexer

Antes de aderir à prática de exercícios no seu dia a dia é preciso consultar um médico, para avaliar suas condições físicas e solicitar exames de acordo com o seu perfil, gênero e histórico.

Em geral, são solicitados os seguintes exames:

  • Exames de sangue: hemograma completo, colesterol, glicemia, sódio, potássio, cálcio, magnésio, T4 livre e TSH
  • Exames de urina: uréia e creatinina
  • Teste ergométrico: esforço físico que pode ser realizado em esteira ou bicicleta onde um estresse físico programado avalia a resposta cardíaca
  • Ecocardiograma: exame que revela com precisão as medidas das câmaras e válvulas cardíacas.

Texto retirado da íntegra do site sigaseuciracao

Anúncios

Sobre Piero Lourenço

Biomédico em 2006, atuou em pesquisa científica no Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina USP – LIM 48. Tem experiência na área de Imunologia Cardíaca com ênfase em Imunologia Aplicada (Doença de Chagas e Tuberculose). Habilitado em Patologia Clínica e Imunologia pela Faculdade de Medicina USP (2007) e MBA em Gestão de Negócios no IBMEC RJ (Instituto Brasileiro Mercados e Capitais). Atualmente trabalha para a Boston Scientific na área de estimulação cardíaca artificial com vasto conhecimento em cirurgia eletrofisiologia/ablação, implante de marcapasso e válvula cardíaca.
Esse post foi publicado em Arritmias, Infarto e Outros, Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s