Novidades do Congresso Brasileiro de Arritmia Cardíaca 2015 – SOBRAC

logo

Antes de começar gostaria de esclarecer que esse site não tem conflito de interesse com nenhuma fabricante de dispositivos médicos, as informações colocadas são informativos sobre novas tecnologias. Por essa razão não citarei nenhuma marca ou nome comercial das novas tecnologias, qualquer dúvida deverá ser tirada com seu médico.

Foi realizado nos dia 4, 5 e 6 de novembro de 2015 o XXXII Congresso Brasileiro de Arritmia Cardíaca realizado pela SOBRAC no Sheraton em São Paulo, abaixo listarei os destaques separados por categoria.

Gerenciamento de Ritmo

Marca-passo: Foram apresentadas as novas gerações dos marca-passos compatíveis com ressonância magnética, a segunda geração pode utilizar máquinas de ressonância de até 3 Tesla de capacidade sem tempo máximo de exposição. Essa capacidade é possível por causa dos eletrodos com nova arquitetura de construção e novos materiais.

Desfibriladores Implantáveis : Foram apresentados geradores com tamanho reduzido e com o mesmo tempo de duração da bateria;  Modelos com formato anatômico para maior conforto para o paciente.

Ressincronizadores: Avanço na tecnologia de eletrodos de 4 polos (Quadripolar) para ventrículo esquerdo (o normal são 2 polos), com 4 polos diminui a chance de reposicionamento e reoperação. A tecnologia permite ao médico usar até 17 vetores de estimulação dependendo da combinação escolhida.

Monitor a distância: Foi apresentado a segunda geração dessa tecnologia, aparelhos menores e com maior capacidade.

Eletrofisiologia

Ablação: Novos cateteres com sensores na ponta para melhor visualização dos sinais elétricos do coração. Foram apresentados cateteres com a tecnologia de irrigação com nova disposição dos furos de irrigação, com essa nova disposição melhora a irrigação e eficiência da ablação. Tivemos também novos cateteres de irrigação interna fechada, aumentando a eficiência e diminuindo a infusão de liquido no paciente. Novos cateteres de ablação com a tecnologia de crio ablação também foram apresentados com estudos dos resultados. Os sistemas de mapeamento 3D também estavam presentes com novas ferramentas para ajudar aos médicos no diagnóstico. Algumas empresas apresentaram cateteres com sensores de toque e pressão.

Diagnóstico: Cateteres com múltiplos polos (64 polos) para mapeamento dos átrios com maior precisão.

Outros

  • Monitor cardíaco looper de 7 a 14 dias (parecido com um Holter, porem dura em média de 7 a 14 dias).
  • Extrator de eletrodo endocárdico: Foi apresentado um extrator de eletrodo que utiliza a tecnologia a laser,  diminui os riscos envolvidos na cirurgia.

Resumo: O Congresso foi um sucesso, tivemos também a apresentação das novas diretrizes brasileiras de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis , consolidação das tecnologias recentes e lançamento de novas tecnologias.

Anúncios

Sobre Piero Lourenço

Biomédico em 2006, atuou em pesquisa científica no Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina USP – LIM 48. Tem experiência na área de Imunologia Cardíaca com ênfase em Imunologia Aplicada (Doença de Chagas e Tuberculose). Habilitado em Patologia Clínica e Imunologia pela Faculdade de Medicina USP (2007) e MBA em Gestão de Negócios no IBMEC RJ (Instituto Brasileiro Mercados e Capitais). Atualmente trabalha para a Boston Scientific na área de estimulação cardíaca artificial com vasto conhecimento em cirurgia eletrofisiologia/ablação, implante de marcapasso e válvula cardíaca.
Esse post foi publicado em Ablação e Eletrofisiologia, Arritmias, Eventos, Marcapasso, Sem categoria e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s